Marau já ultrapassou 80% da média de chuvas para julho
Baixar ÁudioDados tem como base coleta desta quarta-feira, 12/07, e devem se modificar com chuvas dos próximos dias
“Não é impossível, é bem provável.” Essa é a conclusão do engenheiro agrícola Telmo Pithan sobre a possibilidade de o município de Marau ultrapassar a média de precipitação esperada para todo o mês de julho ainda nos próximos dias. “Já tivemos um acumulado, até agora, de 149 mm – somando com a coleta de hoje de manhã, às 6h30, que faço todos os dias. Atingiu já 80% da média do mês de julho.”
Nesta quarta-feira, 12/07, o acumulado fechou em 149 mm. O número representa a quantidade de chuva registrada desde o início do mês e quase completa os níveis esperados para julho. Segundo as coletas do próprio Telmo, a precipitação no sétimo mês do ano em Marau costuma ficar na casa dos 185,46 mm. “Com mais 36 mm que chova [completa a média mensal], o que acredito que num dia como hoje não é impossível”, finaliza o engenheiro.
Em atualização no final da manhã desta quarta, Telmo confirmou que havia chovido mais 30 mm desde a medição das 6h30. Isso significa que restam apenas mais 6mm para ultrapassar a média mensal e que a precipitação durante a manhã atingiu 16,18% do total esperado para julho.
Prevendo a média
A previsão do funcionamento do tempo ao longo dos meses do ano sobre uma região específica é chamada climatologia. Geralmente, ela se baseia em um estudo de 30 anos. As médias do município de Marau, contudo, têm como base uma coleta de 13 anos, iniciada em 2010.
“O ponto de coleta é aqui no Bairro Borges, mais próximo ao Bairro Colina, aqui na saída para Nicolau Vergueiro”, explica Telmo Pithan, que realiza e estuda as coletas diárias. Apesar do menor tempo de cálculo do que as médias de Passo Fundo, por exemplo, o município conta com mais de dez anos de dados meteorológicos.
Comentários