Câmara de Vereadores oficializa compromisso com Programa Lixo Zero
Baixar ÁudioAssinatura do documento foi realizada na manhã desta terça-feira, 09/08
O presidente da Câmara de Vereadores de Marau, Vaguinho Daré, assinou na manhã desta terça-feira, 09/08, o termo de compromisso com o Programa Lixo Zero. O ato é a oficialização de uma ação que iniciou ainda no ano de 2019 e tem como principal objetivo reduzir a produção de lixo.
As ações implantadas, explica Vaguinho, estão ligadas ao dia a dia dos vereadores. Um exemplo é a assinatura digital, que reduziu significativamente o uso de papel e a instalação de um gaseificador que tornou cada vez menos frequente a utilização de garrafas pet descartáveis.
Conforme a engenheira ambiental e embaixadora do programa Lixo Zero em Marau, Júlia Vanin, existem estudos que comprovam que somente 10% do lixo produzido no Brasil não pode ser reutilizado. O objetivo do projeto é fazer com que o restante (90%) seja, de fato, reconduzido ao ciclo produtivo das indústrias. Hoje, a maior parte destes resíduos é encaminhada para aterros sanitários que impossibilitam o reaproveitamento.
No caso da Câmara de Vereadores, esse processo já iniciou e alcança a marca de 75,28%, conforme divulgou o presidente Vaguinho Daré. A ação realizada no legislativo marauense é pioneira no estado e uma das únicas em funcionamento no país.
Esse conteúdo está diponível, também, no áudio da matéria.
Comentários