Onça parda é flagrada em Tapejara
Qualquer informação semelhante deve ser comunicada para a Polícia Ambiental
Foto: Divulgação
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tapejara emitiu uma nota sobre o flagrante de um animal ameaçado de extinção, visto no município. Uma onça parda ou puma, como é conhecido, foi fotografada em Tapejara pelas câmeras de monitoramento do Condomínio Edifícios Morada, na ERS 463, Km 5, saída para Passo Fundo.
A onça parda é um felino carnívoro de hábitos solitários e territorialistas, a maior atividade da onça parda ocorre, principalmente ao entardecer e à noite, por isso, os registros fotográficos noturnos. Alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre.
O mau destino de resíduos de carcaças, restos de carne e ossos pode fazer com que o animal se aproxime de áreas urbanas e residências. Por isso, faz-se um alerta para o cuidado com o destino dos resíduos para que não ocorra risco do animal entrar em área urbana. O DEMA informa que matar animal silvestre é crime ambiental, conforme Lei Federal 9.605/1998 Art.29 que prevê pena de prisão de 06 meses a 01 ano e multa.
Ao receber os relatos da passagem deste animal pelas proximidades do Condomínio Edifícios Morada, o Departamento de Meio Ambiente contatou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do DEBIO e a PATRAM, estas entidades orientam que como a onça parda depende de uma grande área para sobrevivência, possivelmente ela esteja de passagem ou até mesmo já seguiu para outro local em busca de alimentação. Além disso, estes órgãos estaduais destacam que a onça parda não ataca seres humanos a menos que seja provocada.
Qualquer informação deve ser acionada a Polícia Ambiental.
Comentários