Chuvas da última quarta estão ligadas a uma mudança climática
Baixar ÁudioIntensificação de eventos meteorológicos é uma das consequências para a região
Na última quarta-feira, 29/03, fortes chuvas atingiram o município de Marau. Na data, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegou a emitir Alerta Laranja para a região, avisando sobre riscos de chuva de até 100 mm por dia, ventos entre 60 e 100 km por hora, além de queda de granizo.
A chuva veio e atingiu plantações das localidades de São Brás, Santo Augustinho e São Paulo do Gramado. Um laudo técnico emitido pelo escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Regional (EMATER) de Marau registrou perda média de 60% da produção de soja e milho – mas houve culturas com 100% de prejuízo.
Eventos relacionados ao clima como esse, de curta duração, são chamados de meteorológicos. A forte intensidade, porém, não é inerente a esse tipo de fenômeno, mas tende a ser mais comum devido a alterações na dinâmica do clima.
Para a meteorologista da Tua Rádio, Cátia Valente, essa intensificação dos eventos é o grande problema. “Quando uma chuva vem, ela pode vir mais intensa”, explica, complementando que “quando um temporal se forma, ele tende a ser mais intenso, então por isso que a gente está vendo muito mais microexplosões”.
O motivo seriam as mudanças no clima. “Tudo isso está ganhando potencial. Tudo está ficando mais intenso em função do aumento da temperatura global.”
Mudanças no clima
As intensificações de eventos meteorológicos são parte de um processo de escala muito mais longa – climática. A mudança no clima global, segundo o agrometeorologista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Passo Fundo, Gilberto Cunha, está acontecendo e é referendada pela comunidade científica internacional.
“Essa mudança tem origem na elevação dos gases causadores do efeito estufa de natureza antrópica, ou seja, da atividade humana”, explica. “Então, sim, o clima está mudando.”
Cunha ainda afirma que é possível perceber duas alterações na dinâmica do clima aqui no Sul do Brasil ao se analisar dados dos últimos 70 anos. Há um volume maior de chuvas e um crescimento nas médias da temperatura mínima.
Comentários