Em quatro dias, setembro tem o maior volume acumulado de chuva no ano
Baixar ÁudioChuva deve ter trégua na terça, mas persiste até o final desta semana
Ao quarto dia de setembro, Marau já registrou chuvas mais de duas vezes acima da média para todo o mês. Segundo os dados históricos coletados pelo engenheiro agrícola Telmo Pithan, a cidade tem uma precipitação média de 172,81mm em setembro. Porém, neste ano, até esta segunda-feira, 04/09, o município já conta com acumulado de 415mm acumulados.
A quantidade é 242,19mm maior do que a média e equivale a 240,15% do total de chuva esperado para todo o mês. As taxas são consequência das fortes chuvas registradas entre o último sábado, 02/09, e esta segunda-feira, 04/09.
As precipitações intensas são consequência, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de dois principais fenômenos meteorológicos que atuam sobre o Estado nesta segunda: um ciclone extratropical com centro de baixa pressão localizado no oeste do Rio Grande do Sul, nas proximidades da cidade de São Borja, e uma frente fria de ar polar, vinda de oeste.
É importante destacar, ainda, que foram registrados 40mm de chuva só durante esta manhã de segunda, também de acordo com medição parcial de Telmo Pithan. Isso equivale dizer que, para cada metro quadrado da região de Marau, houve uma precipitação de cerca de 40 litros de chuva.
De forma prática, é como se chovessem 400 mil litros sobre a área de um quarteirão padrão – contando que um quarteirão padrão é formado por quatro quadras de 100m (ou seja, com área de 10 mil metros quadrados). Outros 90mm precipitaram durante a tarde.
Previsão do tempo
Segundo a meteorologista da Tua Rádio, Catia Valente, é possível que o tempo se estabilize ao longo da terça-feira, 05/09. "Durante a noite e madrugada, uma massa de ar seco passa a dominar o tempo – e, por isso, na terça-feira, temos um tempo estável na região", explica no boletim de previsão do tempo da emissora desta segunda.
A estabilidade vem acompanhada de frio, mas deve se manter apenas durante o quinto dia de setembro, como explica a meteorologista. "O que eu chamo atenção, é que apenas a terça-feira é de tempo estável. A partir de quarta-feira [06/09], de novo, o tempo volta a ficar instável."
Setembro, contudo, deve seguir com precipitações intensas no período inicial do mês. "Em altitude, os ventos voltam a soprar do quadrante norte trazendo ar úmido aqui para a região. E aí, na quarta-feira, a instabilidade retorna a partir da tarde. Na quinta e na sexta-feira, as chuvas seguem dominando o tempo por aqui."
Comentários