Emater de Gentil promove palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural
Palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Elder Dal Prá
Foto: www.fragmaq.com.br
Com o objetivo de fornecer informações sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), foram realizadas duas palestras no município de Gentil, uma na localidade de Cabriúva e outra na sede do município. A iniciativa foi do Escritório Municipal da Emater, em parceria com a Prefeitura. Participaram cerca de 70 agricultores familiares.
As palestras, realizadas no final de outubro, foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Gentil, Elder Dal Prá. “O evento oportunizou o diálogo e o debate sobre a inscrição no CAR, áreas de proteção permanente, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública”, explicou. Segundo o agrônomo, a falta de inscrição no CAR coloca o imóvel em situação irregular, sujeitando seu proprietário a sanções, tais como advertências, multa e impedimento para obtenção de autorização ambiental ou crédito rural.
A inscrição no cadastro é obrigatória para todos os proprietários e posseiros de imóveis rurais, sendo que em 5 de maio de 2016 encerra-se o prazo para sua realização. No Rio Grande do Sul, a Instituição projeta auxiliar 50 mil famílias de agricultores familiares a preencher o cadastro, as mesmas famílias que já vêm sendo atendidas pelos extensionisas por meio de onze Chamadas Públicas que ela executa. No município de Gentil, 19 agricultores serão beneficiados.
Comentários