Programa Leão Cidadão: como contribuir com as entidades do município
Recursos do Leão Cidadão são utilizados em projetos de benefício a crianças, adolescentes e idosos
Nesta semana a emissora recebeu integrantes da comissão montada para levar informação sobre o programa "Leão Cidadão" e incentivar a adesão por pessoas físicas e jurídicas, declarantes do Imposto de Renda. O grupo é formado por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselho Municipal do Idoso, entidades beneficiadas e contadores.
De acordo com Sandra Fabiani, coordenadora de projetos da Apae de Marau, um dos principais incentivos é a permanência do recurso/imposto no município e os bens que ele proporciona às instituições de Marau.
Através de verbas oriundas do Leão Cidadão a Apae pode reformular e adaptar a área da instituição voltada ao atendimento ao idoso. Sandra conta que os beneficiários receberam banheiro adequado e rampas de acesso que facilitam o dia a dia. Esse, porém, é apenas um exemplo, ressalta ela. Os recursos ainda podem ser utilizados para melhora no atendimento, compra de materiais e capacitação dos profissionais.
No ano passado, o fundo beneficiou uma média de 1200 crianças e adolescentes e cerca de 1300 idosos. De acordo com a contadora Vanessa Segala, Marau possui capacidade de arrecadação de quase R$ 1 milhão, porém, é beneficiado com um percentual bem abaixo. No ano passado, o município recebeu R$ 150 mil.
O primeiro passo, explica ela, é se informar! Nem todos que fazem a declaração do IR podem destinar valores ao Leão Cidadão, porém, a contribuição daqueles que conseguem já garante um grande incentivo aos projetos sociais do município.
Projeto Leão Cidadão, como funciona
Até 31 de dezembro é possível contribuir com o Leão Cidadão. É possível destinar o valor para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ao Fundo Municipal do Idoso ou ainda, dividir o valor igualmente entre os dois (3% para cada Fundo Municipal). Empresas com tributação em lucro real também podem deduzir até 19% do imposto.
Para quem destina, não muda nada em termos financeiros, a não ser a diminuição do imposto a pagar ou o aumento no imposto a ser restituído, quando for o caso. Essa é a única forma de doação passível de dedução na declaração do IR.
Maiores informações podem ser obtidas com a Assistente Social e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Andréia Favaron pelo (54) 9961-4084 ou com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social Paulo Dal Paz pelo (54) 9977-2549.
Para onde vai o seu dinheiro
Como explica a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Andréia Favaron, todo o valor arrecadado é repassado às entidades marauenses que desenvolvem trabalhos voltados para crianças, adolescentes e idosos do município.
Os conselhos lançam editais de chamamento, para que instituições se inscrevam seus projetos e tenham a possibilidade de adquirir recursos. Também é de responsabilidade do conselho o controle social de utilização dos recursos, acompanhamento e fiscalização durante toda a execução do projeto.
Entidades inscritas no COMDICA
Apae
Abesfa
Fundação José e Lídia Fuga
Bombeiros Mirim e Aspirante
Proerd
AMF
Apabrim
Safurfa
Dragons
Escoteiros
Ame
Cefa
Serviço de medidas Socioeducativas
CIEE
Família Acolhedora
Abrigo Municipal
Entidades inscritas no Conselho Municipal do Idoso
Apae
Projeto Lazer e Convivência
Centro de Convivência do Idoso Maria Brancher Rigo
Comentários