Mateada acontece para conscientização do autismo
De acordo com estudo recente de 2019, a cada 30 crianças, uma se enquadra no espectro autista
O grupo de Pais e Amigos dos Autistas de Marau organiza mateada de conscientização sobre o autismo neste domingo, 02/04, a partir das 14h, na Praça Elpídio Fialho.
Com o intuito de informar a comunidade e desmistificar preconceitos, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o grupo estará interagindo e conversando com todos que quiserem entender sobre o tema.
“O autismo existe em Marau e a gente não deve fechar os nossos olhos”, diz Elisangela Soldá, mãe e integrante do grupo organizador do evento.
Segundo dados da Nacional Health Interview Survey, a cada 30 crianças, uma se enquadra no espectro autista e, quanto mais pais souberem identificar os sinais, mais chances de diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Ainda segundo Elisangela “se tenta divulgar para que as pessoas possam entender que o autismo pode bater na tua porta também”. Ela explica que com a pandemia o problema foi agravado, pois hoje existem crianças que não tem interação ou que interagem apenas pelo celular, o que são fatores prejudiciais ao desenvolvimento, fala, comportamento e socialização dos pequenos. Elisangela declara também, que se você não quer aceitar o autismo por você, é necessário aceitar pela criança, para que ela possa ter um bom desenvolvimento.
“A luta é grande, os desafios são grandes, mas eu, enquanto tiver força estarei aqui, falando aos microfones e mostrando que o autismo não é o fim, é só o recomeço” - completa ela em entrevista para a Tua Rádio Alvorada.
Comentários