APAE de Marau desenvolve musicoterapia com beneficiários
Baixar ÁudioEste conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria
A Apae de Marau aderiu ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência. Um trabalho vinculado ao Ministério da Saúde e ao SUS, que tem o objetivo de promover maior qualidade de vida e a assistência integral às pessoas com deficiência, com um olhar especial para as crianças.
De acordo com Lizandra Hoffmann Passamani, coordenadora do Pronas em Marau, o programa é voltado aos atendimentos de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, utilizando de uma equipe multidisciplinar que conta com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicólogo, psiquiatra, neurologista e fonoaudiólogo. A ideia, destaca Lizandra, é provocar o estímulo precoce das habilidades de cada um, pensando também em prevenção, tratamento e reabilitação.
Musicoterapia
Uma das ferramentas utilizadas é a musicoterapia. Segundo o terapeuta responsável pela atividade, Valdonei dos Santos, uma das vantagens desse modelo é a ampla aplicabilidade em relação à faixa etária, patologias e demandas. Dentro do Pronas, a música pode auxiliar no desenvolvimento de pessoas portadoras de deficiências cognitivas, intelectuais, que possuam síndromes ou o Transtorno do Espectro Autista.
O objetivo da atividade proposta, segundo Valdonei, é provocar a interação social e a comunicação, além de estimular a motricidade e toda a parte sensorial do paciente. Para isso, são utilizados diversos instrumentos musicais e também o canto, que ajudam na descoberta e compreensão da forma de expressão de cada um.
A entrevista completa com a assistente social e coordenadora do Pronas em Marau, Lizandra Hoffmann Passamani, e com o musicoterapeuta Valdonei dos Santos, está disponível no áudio da matéria.
Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!
Comentários