Município de Camargo institui lei de apoio para pessoas autistas
Baixar ÁudioClique no player de áudio para saber mais sobre a lei e sobre a experiência da mãe de uma criança autista!
O poder legislativo do município de Camargo aprovou a lei proposta em prol das pessoas com TEA, Transtorno do Espectro Autista. A lei foi instituída no dia 16/05 e aprovada pela câmara de vereadores. A coordenadora do CRAS de Camargo e também do projeto, Ana Isabel dos Santos, explicou um pouco sobre o projeto.
A política pública visa garantir a proteção e ampliação dos direitos das pessoas diagnosticadas com TEA, e inclui o programa municipal de inclusão, que irá abranger serviços de saúde especializados, educação e serviço social, além de acompanhamento nutricional nas escolas, visto que 90% das crianças autistas possuem a chamada seletividade alimentar.
Além disso, também foram instituídos na cidade o dia 2 de abril como o Dia do Autista, e a primeira semana de abril como a semana da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A lei também prevê a criação da Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista, projeto que está sendo realizado pelo CRAS de Camargo, para identificar e proporcionar melhor assistência para essas pessoas. De acordo com Ana Isabel, o município de Camargo tem 3 pacientes com diagnóstico fechado de TEA, e outros 2 em análise.
Comentários