Maria Luciana Tonial é a nova presidente do Gemellaggio Marau - Isola Vicentina
Comissão é formada também por Celso Luís Zanin, Iliana Pieta e Ivo Bisinella
A comissão do Gemellaggio Marau - Isola Vicentina renovou a sua diretoria para o biênio de 2022/2024. A nova presidente é Maria Luciana Tonial, que tem como vice Celso Luís Zanin, secretária Iliana Pieta e vice-secretário Ivo Bisinella.
Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, os novos representantes relembraram o papel do Gemellaggio como um meio de resgate da história e da cultura dos imigrantes italianos, que há anos chegaram em Marau. O vice-presidente, Celso Luis Zanin, destacou que o movimento se baseia no acordo de cidade irmãs - no caso de Marau, Isola vicentina - para preservar tradições e movimentos que marcaram ambas as cidades.
Para isso, são desenvolvidas atividades de culinária, linguagem, turismo e, principalmente, contato entre pessoas. Diversos grupos de marauenses já tiveram a oportunidade de se hospedar em residências de Isola Vicentina e conhecer de perto o dia a dia da comunidade. Dessa forma, explica Celso, é possível reconhecer as semelhanças entre os dois povos e fortalecer esses laços.
Para a presidente, Maria Luciana Tonial, um dos principais projetos da nova gestão é buscar um contato mais aprofundado com pessoas que estiveram próximas aos imigrantes. O objetivo é documentar e resgatar histórias, costumes e memórias que ajudaram a compor a cultura de Marau.
Comentários