Notícias falsas e pessoas mal intencionadas põe em risco segurança de quem apoia movimento dos caminhoneiros
ALERTA: na Cotramar quaisquer donativos devem ser entregues diretamente no local da paralisação
No mundo real e no meio virtual. O momento pede para que em ambas as realidades a população tenha cautela no momento de compartilhar informações e reagir às circunstâncias.
Na Cotramar, os caminhoneiros que estão paralisados desde o dia 21/05. No local, fazem suas refeições e recebem doações de comidas e demais mantimentos. Todos os donativos são levados ao pátio da cooperativa e entregues pessoalmente aos grevistas. O presidente da cooperativa, Valdecir Botesini, alerta a população que não atendam a demandas de pessoas que, mal intencionadas, passam pelas residências, pedindo doações. “Estamos bem organizados e ninguém está autorizado a pedir doações nas casas”, ressalta Botesini.
Também nas redes sociais, a proliferação de informações falsas, as chamadas fake news, se intensificaram nos últimos dias. Ricardo Celso, jornalista com especialização em Mídias Digitais, não tem dúvidas que em momentos como este, as notícias falsas tendem a eclodir. E é preciso ter cuidado, ressalta Ricardo: “é fundamental conferir, checar. O poder do alarde causa medo e as observações superficiais podem romper com a verdade e comprometer a segurança das pessoas”. Ele dá dicas de como se precaver. Ouça a íntegra das entrevistas no player de áudio e veja como é simples e fácil manter-se longe de enganações.
Comentários