Uma média de 19 mil motoristas gaúchos têm até sexta-feira para renovar a CNH
Até o dia 31 de dezembro, os motoristas com as CNHs com vencimento em dezembro de 2020 precisam regularizar sua situação
A menos de cinco dias do fim do prazo para a regularização, 18,7 mil motoristas gaúchos ainda precisam renovar as suas carteiras nacionais de habilitação (CNH), conforme dados do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Os prazos para a renovação dos documentos foram prorrogados em julho deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em decorrência da pandemia de coronavírus.
Até o dia 31 de dezembro, os motoristas com as CNHs com vencimento em dezembro de 2020 precisam regularizar sua situação caso queiram permanecer dirigindo. Conforme o Detran-RS, novembro e dezembro são os meses com maior número de registros de CNHs, o que também se reflete no volume de documentos com vencimento neste período.
O levantamento do Detran-RS aponta que há três vezes mais CNHs com vencimento em dezembro de 2020 em comparação com janeiro do mesmo ano. Se somados os números de CNHs vencidas entre janeiro e novembro de 2020, o Rio Grande do Sul chega à marca de 76,5 mil carteiras vencidas. Esses condutores não podem dirigir sem regularizar sua documentação.
Em caso de autuação de motorista dirigindo com a documentação vencida, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em seu artigo 162 multa de R$ 293,47. A infração é considerada gravíssima e pode render sete pontos na CNH, além do recolhimento da carteira e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
Fonte Rádio Seberi
Comentários