Ferrovia Norte-Sul é tema de encontro entre governo e deputados
A ferrovia poderá cruzar 29 municípios gaúchos
Foto: Divulgação
Deputados estaduais e federais se reuniram na segunda-feira, 26/10, no Palácio Piratini, com o governador gaúcho José Ivo Sartori. No encontro, os parlamentares discutiram propostas de financiamento para a realização do projeto executivo da Ferrovia Norte-Sul, no trecho compreendido entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e o porto de Rio Grande (RS).
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho sul está pronto e custou R$ 9,8 milhões. O trabalho define a faixa de traçado ao longo de 1.731 km, sendo 833 km no Rio Grande do Sul. O trecho cruzará por 82 cidades de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 em SC e 29 no RS.
De acordo com o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen, a conclusão do EVTEA tem um prazo de validade de dois anos. A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos.
A inclusão do trecho sul no PIL - Programa de Investimento em Logística, mobilizou as bancadas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que formaram a Bancada Sulista para pressionar o governo a contemplar o projeto. A obra inicialmente ficou de fora do plano de concessões da infraestrutura nacional, lançado no dia 9 de junho pela presidente Dilma Rousseff. Com a finalização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o objetivo é incluir a Norte-Sul numa segunda etapa do programa.
Comentários