Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria Estadual de Trabalho Emprego e Renda projeta ações de incentivo ao micro e pequeno empreendedor

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Diretor de inovação e projetos estratégicos do Estado esteve em Marau nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Esteve em Marau na manhã desta quarta-feira, 27/04, o diretor de inovação e projetos estratégicos da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Imperatore. A visita faz parte da programação da Semana do Trabalhador, desenvolvida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. 

O assunto principal da reunião foi o Programa Avançar no Trabalho e os projetos que estão sendo pensados para a qualificação profissional e auxílio de micro e pequenos empreendedores. Segundo Jorge, existe um movimento de inovação na forma de propor políticas públicas na esfera do trabalho. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o diretor também destacou as duas questões principais que têm norteado os trabalhos, sendo elas: o processo de economia do conhecimento que restringe o acesso às vagas disponíveis, já que elas exigem um grau de formação do trabalhador e a dificuldade de inserir estas pessoas no mercado.

A partir disso, destaca Imperatore, estão sendo pensadas ações de incentivo ao empreendedorismo. Segundo ele, 90% dos negócios desenvolvidos no estado são formados por empreendedores de pequeno e médio porte e são nestas empresas que estão a manutenção dos atuais empregos e a geração de novos postos de trabalho. Porém, ainda é preciso oferecer maiores oportunidades para a obtenção de conhecimentos e informações. É de interesse do Estado, por exemplo, que os empresários entendam os três fatores que mais levam ao fechamento de micro e pequenas empresas no estado: questões ligadas à gestão, acesso ao crédito e acesso ao mercado. 

Diante disso, explica o diretor, a intenção é buscar um programa que ofereça suporte para a formação em gestão e crédito para micro e pequenos empreendimentos já existentes e os que ainda irão iniciar. A intenção é que o trabalho seja desenvolvido junto ao RS TER - Programa RS Trabalho, Emprego e Renda, a política público-privada coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

A entrevista completa com Jorge Imperatore está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais