Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Gentil decreta situação de emergência em função da estiagem

por Ana Lúcia Jacomini

O laudo mostra uma estimativa de perdas próxima a R$ 66 milhões

A administração municipal Gentil decretou situação de emergência devido à estiagem. Segundo laudo técnico da Emater, no município registram-se perdas de 77,77% nas lavouras de milho silagem e grãos. Nas lavouras de soja, os prejuízos chegam a 50% e na bacia leiteira, atingem a marca de 7%.

De acordo com o prefeito Alcenir Dalmago, o município registrou falta de água para consumo humano e animal, e medidas alternativas precisaram ser pensadas para garantir o abastecimento. Lembrando que o município é essencialmente agrícola, o prefeito afirma que as perdas registradas já comprometem a economia local. Em Gentil, as lavouras de milho foram as mais atingidas, pois estavam em fase final do desenvolvimento e crescimento dos grãos.

Nas plantações de soja houve  queda de vagens e de folhas o que refletirá na queda da produtividade de sacas por hectare. A diferença já conhecida é de 8.600 para 2.100 quilos por hectare, conforme destaca o engenheiro agrônomo da Emater, Adriano Nunes. O laudo mostra uma estimativa de perdas próxima a R$ 66 milhões. O Decreto aguarda homologação pelo Governo do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais