Marau tem primeiro caso confirmado de Coronavírus
Idoso está internado e seu estado de saúde é considerado estável
A Prefeitura de Marau recebeu ao final da tarde desta quinta-feira, 26/03, a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no município. A confirmação veio através de contato da Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, o paciente é idoso e permanece hospitalizado em isolamento e seu estado de saúde é estável.
Até o momento, este é o único caso confirmado de Covid-19 em Marau. Outros 5 casos suspeitos aguardam resultados do Laboratório Central do Estado e quatro casos inicialmente suspeitos já foram descartados. Vale destacar que ainda no dia 20 de março, o Ministério da Saúde declarou a transmissão comunitária do Coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. Isso significa que não é mais possível identificar a origem do vírus. Ele já circula entre a população, não importando mais se houve viagem ao exterior ou contato com caso suspeito ou confirmado.
Desde a declaração de transmissão sustentada, não estão mais sendo feitas coletas para testes do COVID-19 em pessoas que apresentem sintomas leves do vírus. Os testes são feitos somente em pacientes que apresentem síndrome respiratória aguda grave hospitalizados e profissionais de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.
Em caso de apresentar febre e mais algum sintoma respiratório, a primeira orientação é: isolamento. Se os sintomas persistirem, ou se intensificarem, necessitando de assistência médica, o contato deve ser por telefone com a Central de Saúde pelo 156, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e nos finais de semana das 7h às 19h, onde será agendado atendimento na unidade de atendimento de sintomáticos respiratórios que funciona na parte inferior da Secretaria de Saúde.
Comentários