Marau possui quase 50 casos de caxumba notificados
Vacina contra o vírus é oferecido na rede pública
Municípios do norte do Estado estão em alerta devido ao número de casos confirmados de caxumba – doença transmitida por vírus, que atinge as glândulas parótidas. A maioria dos casos notificados são em Passo Fundo, o que eleva o status de alerta, pois se trata da cidade polo da região, com grande circulação de pessoas, principalmente estudantes.
Conforme Lisiane Dallagnese, enfermeira da Vigilância em Saúde de Marau, o município marauense já possui 48 notificações da doença. O número, porém, pode ser maior, considerando os casos não registrados. A maioria dos pacientes possui entre 18 e 25 anos, segundo ela. A orientação é que os doentes sejam isolados e as pessoas de sua convivência, busquem a vacinação que é ofertada pela rede pública.
A vacina contra a caxumba, conforme Lisiane, faz parte do calendário de vacinação e deve ser aplicada aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. O medicamento tem índice de imunidade de até 85% e seu período de imunização gira em torno de 12 anos, por isso, muita pessoas mesmo vacinadas podem ser contaminadas. Para casos de surto, ela pode ser aplicada em pessoas de até 49 anos de idade.
Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários