Vila Maria em situação de emergência
No meio rural, perdas superam os R$ 2 milhões
Foto: Vini Endrigo/Especial
O poder público de Vila Maria decidiu decretar situação de emergência novamente. Após o excesso de chuva da quarta-feira, 19/10 - quando foi emitido o primeiro decreto, o município voltou a ser atingido, dessa vez pelo granizo, na tarde desta segunda-feira, 24/10, provocando o segundo pedido. Na semana passada, praticamente toda a cidade foi atingida. Já o granizo occorreu em parte do município e agravou a situação.
Conforme Ivan Pasa, chefe do escritório da Emater de Vila Maria, no meio rural os prejuízos já beiram os R$ 2 milhões, em um cálculo inicial, especialmente nas culturas de canola, trigo e milho. Além disso, produtores relatam perdas de até 10% na atividade leiteira. Esse número pode subir, seundo Pasa, pois o milho perdido seria, em grande parte, utilizado para a alimentação dos animais.
Os reflexos do granizo ainda não foram contabilizados, conforme Pasa. Ele explica, no entanto, que a chuva de pedra agravou a situação de muitos produtores. Além dos grãos, o granizo desta semana danificou videiras e estufas. Os dados estão sendo coletados e constarão nos laudos que a Emater está organizando, para serem entregues à Defesa Civil. Nesta terça-feira, 25/10, o vice-prefeito, Maico Serafini Beto, foi a Porto Alegre para entregar o pedido de situação de emergência.
Comentários