Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Emissoras AM iniciam oficialmente processo de migração para faixa FM

por Camila Agostini

Documentação começa a ser entregue nesta quinta-feira, 25/02, ao Ministério das Comunicações

Foto: Ilustrativa

Assunto que vem movimentando a radiodifusão nacional e deve gerar mudanças no cenário radiofônico nos próximos anos, a migração das rádios AMs para a faixa FM, é destaque desta quinta-feira, 25/02, quando se formaliza o marco inicial do processo.

A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média onde estão as emissoras AM foi determinada pelo Decreto 8.139/2013. O espectro de onda média continuará existindo, mas as emissoras locais têm a opção de migrar para a faixa FM.

A Rádio Alvorada vive este importante momento que ficará, para sempre, marcado na história da emissora.

Segundo Cláudio Lorini, engenheiro responsável pelas emissoras dos Freis Capuchinhos, na prática, o que muda com a migração, é a qualidade e o poder de alcance do áudio. A troca de faixas se deve às transformações da paisagem urbana. Ele explica que apesar das ondas AM apresentarem alcance, já possuem uma frequência muito baixa e por isso sofrem a interferência causada por fatores inerentes à rotina das pessoas que hoje é caracterizada, sobretudo, pelo uso de grande quantidade de equipamentos tecnológicos. A qualidade e a clareza do áudio da faixa FM, portanto, será superior.

A transição não vai ocorrer de forma drástica. Com a entrega da documentação junto ao Ministério das Comunicações, outros trâmites jurídicos, técnicos e de habilitação, ocorrem de forma subsequencial. Após concedida autorização provisória para entrar no ar, por pelo menos 60 dias, a mesma programação será emitida simultaneamente, até que a nova concessão seja, de fato, formalizada.

No player de áudio, ouça a entrevista com o engenheiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais