Gestores da Coasa estiveram nos Estados Unidos
Os colaboradores visitaram empresas destaques nas produções agrícolas
Com a matriz em Água Santa e unidades abrangendo toda a região, a COASA (Cooperativa Agrícola de Água Santa) vem crescendo cada vez mais. Atualmente a cooperativa conta com as unidades de Marau, Tapejara, Santo Antônio do Palma, Gentil, Caseiros, Círiaco, David Canabarro, Lagoa Vermelha e Santa Cecília do Sul.
E todo o crescimento se deve ao trabalho que vem sendo realizado. De acordo com o Coordenador de Logística, Venicius Favaretto, a busca por especializações que visem um melhor auxílio ao agricultor são realizadas com frequência.
Dentro desta ideia de crescimento, recentemente, os colaboradores da Coasa, Rodrigo Menon e Venicius Favaretto, estiveram participando da IX Viagem Comercial aos Estados Unidos. Os gestores integraram um grupo de 16 pessoas – produtores e diretores de empresas – para conhecer o sistema de produção de algumas fazendas, cooperativas e indústrias, nos Estado de Iowa e Illinois.
Focada em tecnologia genética de sementes, a Stine Seed, é considerada a maior empresa independente de sementes dos EUA. É responsável por 70% das patentes genéticas das lavouras de soja plantadas em solo americano. Segundo Venicius, a Stine realiza estudos voltados ao milho onde a polinização acontece de forma manual. Na colheita é utilizado maquinário adaptado para selecionar espiga por espiga. O plantio é realizado com espaçamento reduzido e plantas mais baixas onde o que realmente importa é a produtividade”, conta Favaretto, ao adiantar que a empresa vem trabalhando no desenvolvimento genético de variedades adaptadas que em breve serão disponibilizadas no Brasil.
Durante a viagem os gestores conheceram também a Bolsa de Chicago e o Grupo Golden Grain Energy, localizado em Mason City (no estado de Iowa), responsável por uma produção anual de 470 milhões de litros de etanol.
Também presentes na entrevista, o Gerente da unidade Santo Antônio do Palma, Emílio Tibola e o Gerente unidade de Laranjeira/Marau, João Fernando, explicaram que todas as ações da Coasa são pensadas em beneficiar o produtor associado a cooperativa.
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários