Programa busca auxiliar famílias que pretendem migrar para a região após os eventos climáticos
Baixar ÁudioVoa Hub de Marau aderiu ao projeto, idealizado pelo Instituto Aliança de Passo Fundo
Foto: Scheila Duarte / Be8
O Instituto Aliança Empresarial, por meio do ecossistema de inovação regional, desenvolveu o Programa Novos Horizontes 360º que visa unir esforços com foco na resiliência e busca oferecer oportunidades de recomeço para as pessoas e famílias atingidas pela catástrofe climática do Rio Grande do Sul.
Em entrevista para a emissora, Aline Palma, head de gestão do grupo, explicou que a proposta é a criação de uma aliança junto à iniciativa privada para oportunizar um novo projeto de vida para os migrantes que já estão buscando se estabelecer na região. Com origem em Passo Fundo, o programa já teve a adesão do município de Marau e, juntas, as cidades já elencaram cerca de 400 postos de trabalho que podem vir a ser ocupados.
Além da área do emprego, programa vai conectar oportunidades nos segmentos da habitação, educação, saúde, segurança, qualificação, apoio psicológico e acolhimento. Essas oportunidades são fornecidas por empresas parceiras e pelas equipe do Hub Aliança de Passo Fundo e do Voa Hub de Marau. Um grupo multiprofissional de voluntários também reúne esforços para recolocação profissional e busca por moradia digna, com acolhimento humanizado aos migrantes.
Para o presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, o marauense Antônio Roso, o momento é de unir esforços e potencialidades para auxiliar o Rio Grande do Sul neste cenário de emergência climática. “Somamos esforços entre lideranças voluntárias e colocamos imediatamente na prática. Sabemos que são dezenas de milhares de pessoas atingidas, mas temos convicção que aquelas que conseguirem ser abraçadas pelas suas redes de apoio, será de grande valia”, reforça o empresário.
Além dos integrantes do ecossistema do Instituto Aliança Empresarial, poder público, universidades, entidades e instituições voluntárias de Passo Fundo e Marau poderão auxiliar na construção de oportunidades (vagas de emprego, moradia, capacitação e acolhimento) a serem disponibilizadas às pessoas em situação de vulnerabilidade decorrentes do cenário de emergência climática vivido pelo Rio Grande do Sul.
Central de Atendimento do Novos Horizontes 360º
A inscrição pode ser feita por meio da plataforma online, no site www.novoshorizontes360.com.br, onde as famílias interessadas podem cadastrar suas informações iniciais para se candidatar ao programa Novos Horizontes 360º. Para mais informações e assistência, entre em contato telefônico ou via whatsapp pelo número (54) 9.3505-2009.
Se preferir, ouça esse conteúdo clicando no player de áudio
Comentários