Gentil decreta situação de emergência devido aos danos causados pelas chuvas
As precipitações pluviométricas ocasionaram prejuízos no setor agrícola, em vias, pontes e no sistema de drenagem.
Foto: Divulgação/redes sociais de Gentil
A Administração Municipal de Gentil decretou nesta segunda-feira, 20/11, situação de emergência devido as intensas chuvas do último final de semana. O município registrou em dois dias mais de 200 milímetros, número superior ao esperado durante todo o mês de novembro.
Prejuízos registrados:
De acordo com o decreto, as chuvas causaram danos em estradas, pontes e bueiros, além do impacto negativo na agricultura. De acordo com dados levantados pela Emater/Ascar, a queda de produção das culturas de aveia branca, cevada e trigo chega a 50%. Com redução de 20% na produção leiteira e perda na qualidade do grão do trigo. A estimativa é de prejuízos que ultrapassam R$ 7 milhões de reais.
O prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago, comenta que a agricultura é a base da economia gentilense e as perdas desencadearão outros prejuízos, não somente agora, mas, com reflexos no futuro. Ainda, segundo o secretário de Agricultura, Luciano Reginato, “Percebe-se que muitos produtores precisarão do replantio ou nova colocação de adubos, o que aumenta ainda mais os custos de produção”.
Recuperação:
A Secretaria de Obras, Estradas, Serviços Públicos e Viação do município trabalha na recuperação dos pontos principais para viabilizar o tráfego. E agora, o Decreto Municipal aguarda homologação do Governo do Estado e da Defesa Civil Estadual para que recursos possam ser investidos nas melhorias.
Comentários