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Colaboradores da Coasa concluem a capacitação Dale Carnegie

por Ana Lúcia Jacomini

Mais de 100 profissionais da cooperativa participaram do treinamento ao longo do segundo semestre de 2021

Quatro turmas realizaram a capacitação neste segundo semestre do ano
Foto: Divulgação/Coasa

Criar um ambiente de trabalho não apenas agradável mas, também, um local que desperta o melhor das pessoas e, consequentemente, favorece os relacionamentos profissionais. Esse foi um dos resultados observados na Coasa com a participação de seus colaboradores na capacitação Dale Carnegie, concluída neste mês de dezembro. Ao todo, 110 profissionais, divididos em quatro turmas, participaram do treinamento que fornece as habilidades de relações humanas, comunicação e liderança, fundamentais para prosperar em qualquer cenário. 

O curso ocorreu em 12 encontros, ocasiões em que foram trabalhados os cinco pilares do sucesso: relacionamentos, comunicação, liderança, autoconfiança e controle de preocupações externas. Andréia Sotille, Trainer Dale Carnegie, conta que as mudanças foram percebidas já nas primeiras semanas de atividades. “O treinamento é experiencial, ou seja, vivido no ato. As técnicas são repassadas em sala de aula e testadas no dia a dia de trabalho da organização. Desta forma, são treinados os objetivos da empresa, no caso a cooperativa, e os objetivos individuais de cada um dentro do processo”, explica ela.

Dale Carnegie foi um formador, escritor e orador norte-americano que, há mais de um século, fundou uma rede mundial de instrutores a partir do método que leva o seu próprio nome e que está baseado no desenvolvimento das pessoas como um todo, fortalecendo ferramentas como a autoconfiança. Jeferson Carvalho foi o instrutor que acompanhou os grupos da Coasa. Segundo ele, o método Dale Carnegie apresenta ferramentas capazes de diminuir a ansiedade e o estresse, considerados vilões da criatividade e do desempenho profissional. 

“Quando falamos de uma empresa que tem como mote o cooperar para desenvolver, a comunicação clara e objetiva se torna fundamental pois proporciona um relacionamento ainda mais próximo. A mudança, que está sendo colhida ainda, vai se perpetuar e eu ouso dizer que uma nova visão do agro será percebida no meio onde a cooperativa está inserida. Esse será o grande diferencial para uma organização que traz em sua essência o ser simples e o estar próximo das pessoas”, destaca Carvalho.

Ainda de acordo com o trainer, os resultados vão além e se estendem para todos os públicos da cooperativa, incluindo o associado da Coasa - que inclusive, teve representante no treinamento. “Quando você melhora o atendimento, quando você amplia o cuidado com o ser humano acima de tudo, você acaba mudando a visão que as pessoa tem da própria marca. E esse cuidado a Coasa sempre teve e não é a toa que chegou onde chegou com resultados que tendem a ser superados como resultado de um atendimento ainda mais humanizado”.

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