Relatos de Dalbero, Gabrieli, Julia, Luiza e Zenesio, na Itália
Leia a mais recente mensagem enviada pelo professor Zenésio Trevisan
Na manhã desta segunda-feira, 21/09, a Rádio Alvorada recebeu e-mail do professor Zenésio Trevisan, que acompanha quatro alunos marauenses em intercâmbio pela Itália. Ele relata como está sendo a viagem.
"Mais de 50% das obras de arte do mundo antigo concentram-se na Italia. A Europa Ocidental pode ser definida como um museu a ceu aberto. Os grupos encontrados ao longo do percurso confirmam a importancia e a riqueza incalculavel existente,
Estamos em Vicenza, a bela e simpatica capital de uma das sete provincias do Veneto e precisamenteno Teatro Olimpico, ultimo trabalhodo Arquiteto Andrea Palladio. Espetacular, envolvente, fruto de anos de arduo trabalho. A Igreja da Sacra Corona em cujos vitros estao representados os santos dominicanos da época. Em seu interior se encontram 249 tumulos de pessoas que em vida tiveram estreita relaçao com o Templo. E, ainda de Palladio autor da parte externa da Basilica, patromonio da humanidade e Monumento Nacional. Imponente construçao que encanta milhares de visitantes diariamente. Continuando com o Corso Palladio, igrejas, esculturas, jardins.Em cada metro quadrado ixiste uma historia, um porque, assim como as lojas, os bares com as mesinhas na calçada, as livrarias, a moda, a alegria de viver.
De trem, um dos principais meios de transporte, em pouco tempochega-se a Padova com seus seus museus civicos a exemplo da Capela ‘degli Scrovegni’, proximo a um Convento dos Heremitas. Deriva do sobrenome de uma rica familia, pois o costume era o de ter a sua igreja. E quem foi contratado para a realizaçao das obras de arte? Certamente um dos maiores pintores, Giotto, que demorou dois anos para deixar o local quase que um paraiso. Recentemente a sua restauraçao, porém, se estendeu por longos 20anos.Em quase todosestes locais è proibido tirar fotos e tocar. Enquanto se assiste um videosobre o que se vais visitar, o ar, as roupas e a propria pessoa, tudo vai sendo purificado de impurezas e deste modo preservar estas maravilhasda contaminaçao.
Veneza, Capital do Veneto, construida sobre 118 pequenas ilhase sempre repleta de turistasde raças, linguas e credos diversos. O Leao de Sao Marcos, cujo um similarem breve vai ser instaladoem nossa cidade, impressiona. Os alunos vao à escola de barco ou a pé. As gondolas, em numero de 500,alegrama quem esta disposta a pagar 80 euros para realizar um percurso nos canais existentes. Este valor pode ser dividido em seis, capacidade maxima de cada uma. E, na Sede da Regiaodo Veneto, no Palazzo Balbi, participamos de uma importante reuniao.
Emocionante o primeiro contato com alunos das terceiras séries da Escola Media. As aulas se estendem das 8:00 às 13:00 e de segunda a sabado. Na Italia o casamento civil é celebrado pelo Prefeito. Tivemos a oportunidade de assistir a uma destas cerimonias. Durante a Celebraçao Eucaristica do final de semana os marauenses foram apresentados à comunidade.
No domingo, ha uns 100 km de Isola, visitamos o amigo e Presidente do Gemellaggio, Sr. Giovanni Novello. Se encontra em recuperaçao de uma cirurgia numa casa especializada, antes de retornar para casa. Toda programaçao esta sendo seguida, etapa por etapa. O Prefeito, juntamente com a Denise, o Rogerio, o Giampietro, o Giuseppe, entre outros nos acompanham".
Prof. Zenesio Trevisan
Comentários