Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Portaria vai disciplinar controle de javalis no RS

por Rudimar Galvan

Situação é uma preocupação no Estado

O Conselho Técnico Operacional de Suinocultura do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, em reunião nesta quinta-feira (17), definiu prioridades para o setor de produção suína.

 Entre elas, agilizar a publicação da portaria que prevê a proibição da criação de javalis ou os chamados suínos asselvajados no Rio Grande do Sul. "Atualmente, a disseminação desta espécie em várias regiões do estado provoca sérios riscos sanitários", afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber. O documento está com redação pronta, faltando a assinatura conjunta das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente.

A portaria, além de disciplinar o tema no Rio Grande do Sul, trará mais segurança a quem tem criatórios atualmente. O documento irá determinar um prazo de seis meses para abate sanitário dos animais, garantindo que eles não sejam apenas liberados na natureza, o que já proporcionou a reprodução volumosa dos exemplares.

A fuga e reprodução de javalis vem causando prejuízos também em diversas propriedades rurais. Conforme relatos do representante da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, em algumas regiões os animais matam e consomem ovelhas, capivaras e até filhotes de equinos,  "sem contar os danos nas lavouras", explica.

Doenças nos javalis

Entretanto, alerta o presidente do Fundesa, além dos danos econômicos, o maior cuidado deve ser com as doenças que os javalis podem transmitir. O presidente do Conselho Técnico, Édison Eckert Fauth, apresentou a proposta  de realização de um treinamento para caçadores de javalis, de forma que ao abater um animal, possam realizar a coleta de amostras para identificação de possíveis enfermidades. O curso que foi aprovado na reunião, será custeado pelo Fundesa e ministrado por especialistas da Embrapa Suínos e Aves também a técnicos do serviço veterinário oficial no segundo semestre de 2016.

Também foi decidida a revitalização do Comitê Estadual de Sanidade Suína, com a revisão das representações e a convocação de novos participantes do serviço oficial e do setor de produção. 

Segundo o secretário da Segurança Pública do estado Wantuir Jacini, todas as possibilidades legais serão utilizadas para que os aprovados que aguardam o chamamento sejam incorporados.

"Temos convicção de que o governador e o núcleo de governo estão realizando todos os esforços para que possamos contar com estes profissionais", afirmou Jacini.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais