Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Assessor da Ampla explica a questão do piso do magistério para os municípios

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Eles não questionam o mérito mas a condição legal do fato
Foto: Reprodução/Canva

A definição da base de cálculo do piso salarial dos profissionais de educação – definida por portaria do governo federal que indicou o uso do método antigo (anterior ao novo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), vem preocupando os prefeitos brasileiros, em função do caixa dos municípios e em função da instabilidade jurídica, já que a regra que ampara o cálculo foi extinta com a criação do novo Fundeb. Na região da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto, o assunto está com o departamento jurídico.

O advogado Gustavo Tremarin, especialista em gestão pública, um dos assessores da entidade, esteve na emissora para explicar a situação. Segundo ele, os 19 prefeitos da região vão aguardar a discussão do assunto, que deverá estar na pauta da assembleia geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, prevista para acontecer nos dias 23 e 24 de março. Eles não questionam o mérito mas a condição legal do fato. O cálculo do Ministério da Educação aponta para um reajuste de 33,24% retroativo a janeiro deste ano.

Tremarin explica que como a maioria dos municípios possuem plano de carreira para os professores, qualquer aumento no salário base implica em aumento nos benefícios e há, ainda, o risco de com isso os prefeitos ultrapassarem o limite de 54% permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para aplicação em folha de pagamento. Em resumo, como defende o profissional, cada município vai precisar se ajustar para cumprir aquilo que for definido. A entrevista do advogado está disponível, na íntegra, no ambiente de podcast do site da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais