Faculdade Cesurg realiza pesquisa sobre Alfabetização e Letramento Financeiro
Mais de 250 pessoas foram entrevistadas opara o estudo
A Faculdade Cesurg de Marau realizou uma pesquisa de Alfabetização e Letramento Financeiro no município. Foram 252 pessoas que responderam 27 questões relacionadas aos seguintes tópicos: ganhos, consumo, investimentos, poupanças, seguro, riscos, fontes de informação e empréstimos. O estudo foi desenvolvido com base no Instituto Americano de Finanças Pessoais.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o coordenador do curso de Administração do Cesurg, Rodrigo Ferneda, explicou que a alfabetização financeira nada mais é do que saber interpretar os indicadores econômicos, o salário e as sobras dele. Dessa forma, é possível aplicar e guardar esse dinheiro de modo que haja rendimentos e ganhos. O objetivo da pesquisa era justamente entender qual o perfil do marauense e quão alfabetizado financeiramente ele está.
A conclusão do estudo, explica Ferneda, demonstra que a maioria das pessoas entendem os benefícios de estudar as finanças pessoais, porém, elas ainda têm dificuldade em entender o básico. Dois pontos de destaque foram a poupança e os empréstimos.
A partir desse resultado, a Faculdade Cesurg se dispôs a incentivar o público jovem a tomar conhecimento do assunto e repassar informações para as pessoas do seu convívio. Ações nas escolas estaduais Pandiá Calógeras (Camargo) e Anchieta (Marau) já foram realizadas nesse sentido.
Comentários