Em dois meses, projeto da Plastimarau dá destino sustentável à quase uma tonelada de resíduos
Baixar ÁudioAções já beneficiam mais de mil pessoas
Premiado durante o I Encontro Lixo Zero Melhores Práticas de Marau, o projeto Economia Circular, viabilizado pela Plastimarau, repercute de forma positiva entre os colaboradores da empresa e já beneficia mais de mil pessoas.
Escolhida como a melhor iniciativa na categoria Redução e Reuso de Resíduos, a proposta, idealizada por um dos diretores da empresa, Rudimar Luís Rodeghero, apresenta uma nova alternativa para o reaproveitamento de itens como plástico, vidro, papel, metais, óleo de cozinha e embalagens tetra park (caixas de leite).
Conforme explica o consultor de marketing, Leandro André De Conto, um Ecoponto foi instalado no pátio da empresa onde são depositados os materiais recicláveis, coletados pelos colaboradores e familiares. Os resíduos recolhidos pela Plastimarau são repassados à CooperAção - Cooperativa de Recicladores de Marau. Compete à cooperativa fazer a troca do descarte por tampinhas que, posteriormente, são encaminhadas ao projeto Tampinha do Bem, ligado à Ong Parceiros Voluntários, vinculada à ACIM - Associação Comercial, Comercial, Serviços e Agropecuária de Marau. Depois disso, os recursos arrecadados com as tampinhas são repassados a entidades assistenciais. ”Considerando o número de funcionários da empresa, os integrantes da CooperAção e , na outra ponta, as entidades, podemos dizer que mais de mil pessoas movimentam essa economia circular e se beneficiam com isso’’, destaca De Conto.
Segundo o analista de custos da Plastimarau, Juliano Rasera, em sessenta dias, mais de 840 quilos de resíduos foram destinados de forma sustentável através do projeto. “Uma das nossas ações é justamente divulgar essa proposta para que mais pessoas possam se unir a ações como esta e mobilizar números ainda mais positivos”, diz o analista.
Os próximos passos do projeto, que tem como slogam, “Não é resíduo, é você”, é ampliar a adesão e motivar novos engajamentos. Ouça entrevista na íntegra no player de áudio.
Mais informações sobre o projeto Economia Circular da Plastimarau podem ser obtidas pelo telefone 3371 0500.
Comentários