Entenda como ficam as paradas de ônibus na Barão do Rio Branco com a mão única
Linhas passam por alterações com a implantação do Sistema Binário em Marau
O Sistema de Mão Única, a ser implantado na última segunda-feira de janeiro, 29/01, deve trazer alterações em diversas áreas do transporte em Marau. Uma das principais alterações é na operação das linhas de ônibus – universitárias, escolares e coletivas municipais.
Segundo o secretário de Cidade, Segurança e Trânsito, Vilmo Zanchin, os ônibus devem começar a circular pelo lado direito da via na Zona Central da cidade. “Hoje, eles sobem a Barão do Rio Branco sentido Sul-Norte”, explicou, “eles vão descer [no sentido Norte-Sul]”.
Ainda de acordo com o responsável pela pasta, o retorno à Zona Norte da cidade deve ocorrer pela via paralela à Barão do Rio Branco. “Quando chegar no seu destino, com a sua linha, ela vai pegar a esquerda, vai atravessar a Avenida Júlio Borella e pegar a Presidente Vargas.”
A linha universitária intermunicipal passa a funcionar no sentido contrário. “Vai ser inverso o recolhimento dos universitários. Hoje, eles são recolhidos Sul-Norte – eles vão ser recolhidos Norte-Sul. Quando o ônibus estiver cheio... Se chegou aqui na Bento Gonçalves, ele dobra à direita, pega a Padres Capuchinhos e vai para Passo Fundo. Se está lá na Antiga Bevel, pega a Antônio Vilela, vai pela Perimetral e segue a Passo Fundo.”
As paradas devem passar a operar no lado direito da via, com encerramento dos pontos de ônibus atuais ao lado esquerdo. Na Praça Dr. Elpídio Fialho, por exemplo, há previsão de retirada da parada central, que deve funcionar em frente ao gramado da Igreja Matriz Cristo Rei.
Sistema de Mão Única
As mudanças passam a valer a partir da meia noite do dia 29/01. Elas causam alterações na Avenida Barão do Rio Branco, que passa a operar apenas no sentido Passo Fundo a Vila Maria, e na Avenida Presidente Vargas, que terá trânsito de Sul a Norte.
O modelo de trânsito é, também, chamado de Sistema Binário, por conta do fluxo que vai e vem dos bairros da região central de Marau. As ruas Caramuru, Anchieta, Reinoldo Matte, Irineu Ferlin e Duque de Caxias seguem no sentido Leste a Oeste. Já as ruas Santo Marcheto, Santos Dumont, Gilda Fialho, Lauro Ricieri Bortolon e Rui Barbosa vão de Oeste a Leste.
Não terão alterações: Avenida Júlio Borella, Avenida João Posser, Rua Padres Capuchinhos, Rua Bento Gonçalves, Rua Darwin Marosin, Rua Alberto Borella, Rua Ângelo Mistura, Rua Francisco Foresti e Rua José Fuga. As vias seguem em mão dupla.
Comentários