Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Temporal danifica mais de mil casas em 46 municípios gaúchos

por Ivan Sgarabotto

124 famílias foram deslocadas para abrigos distribuídos pelas cidades de São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis, Cachoeira do Sul e Parobé

Em Vale do Taquari tem registro de diversos pontos de alagamentos
Foto: Divulgação Defesa Civil

Um temporal acompanhado de descargas elétricas, granizo e rajadas de vento, danificou mais de 1,3 mil casas, em 46 municípios no Rio Grande do Sul.

As chuvas intensas que vem caindo no estado desde o último sábado são resultado de um fenômeno que vem sendo chamado de tsunami meteorológico.

Provocado pela baixa pressão sobre o mar, que favorece a formação de nuvens carregadas, o sistema também atinge os estados de Santa Catarina e Paraná, causando queda nas temperaturas.

O prefeito de São Sebastião do Caí Darci José Lauermann concedeu entrevista para o jornalista Evandro Fontana durante o programa 'Conectado' e falou sobre a situação do nível de alerta do Rio Cai que está em 14.53 m e das medidas que estão sendo tomadas. (Acompanhe, em áudio)

No Rio Grande do Sul, a coordenadoria de Defesa Civil informou que 124 famílias foram deslocadas para abrigos distribuídos pelas cidades de São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis, Cachoeira do Sul e Parobé.

Segundo o subchefe da Defesa Civil do estado, coronel Alexandre Martins, equipes estão percorrendo o estado para auxiliar os municípios mais atingidos , vistoriar áreas de risco e monitorar os níveis dos rios.

O coronel informou ainda que a onda de cheias deve afetar as bacias hidrográficas de 10 cidades gaúchas, incluindo Gravataí, São Leopoldo e Porto Alegre. Também sete rodovias que foram alagadas, precisaram ser bloqueadas com apoio da Policia Rodoviária Federal.

De acordo com Ingrid Peixoto, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o volume intenso de chuvas, seguidas de trovoadas, vai continuar até quinta-feira no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, causando alagamentos, queda de árvores e destelhamento de casas.

O governador em exercício José Paulo Cairoli acompanhará, na tarde desta quarta-feira, 19, um sobrevoo da Defesa Civil Estadual em áreas atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana. A vistoria seguirá pelas regiões do Vale do Caí e Vale do Rio Pardo. 

Conforme boletim emitido pela Sala de Situação nesta terça-feira, 18, a continuidade da chuva nos próximos dois dias vai gerar altos acumulados e agrava a situação da elevação do nível dos rios, com provável registro de inundação gradual. O aviso é válido até o próximo sábado, 21.  

Estão previstos volumes acumulados de até 120 milímetros até a quinta-feira, 20. As regiões de maior risco são: Oeste, Campanha, Noroeste, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale dos Sinos, Região Metropolitana e alguns pontos no Norte do estado. As bacias hidrográficas com maior risco são: Alto Jacuí, Taquari- Antas, Caí, Sinos e Pardo, Butuí-Icamaquã, Ibicuí e Quaraí.

Uma vez que a previsão é de que as chuvas sigam intensas até quarta feira, 19, a onda de cheia deve afetar as bacias citadas até pelo menos sábado, justificando o estado de alerta para as regiões destacadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais