Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledade é contra plano de concessão da BR 386 proposto pela ANTT

por Nayam Franco

Muitos até são a favores do pedágios, mas não da forma que ANTT está colocando

O fato mais nítido nas 6h de audiência pública que debateu a concessão da BR 386 para a iniciativa privada desta sexta-feira, 17/03, no Centro Cultural de Soledade, foi o descontentamento do município, bem como a região, com o que foi proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Pelo que foi notado nos 55 pronunciamentos, há três variantes: pessoas contra, pessoas a favor do plano e pessoas a favor de pedágios, mas não deste plano proposto.

A maioria dos pronunciamentos não quer pedágios, mas isso aconteceu pois tivemos a participação na audiência pública em Soledade de muitas lideranças do Vale do Taquari.

A região de Soledade também se mostrou contra, em especial, Fontoura Xavier. Os fontourenses que utilizaram da palavra lembraram que foram quinze anos com uma pedágio na BR 386, sem investimentos na região.

O plano de concessão coloca na região dois pedágios: um no km 226 em Soledade, com o valor de R$ 8,60 e no km 260 em Fontoura Xavier com o valor de R$ 9,50. Ainda haverão outros dois no km 370 em Fazenda Vila Nova, a R$ 11,00 e em Montenegro, km 426 a R$ 7,00.

Para viajar para Mormaço a Porto Alegre e voltar pela BR 386, passando pelas quatro praças duas vezes, seriam gastos, de automóvel, R$ 72,20. Para saber quanto gastaria um caminhão, basta multiplicar esse valor total pelo número de eixos do veículo.

No plano proposto, para ir e voltar de Mormaço pela BR 386 um caminhão de 9 eixos pagará R$ 154,80. Se passar por Fontoura Xavier, ainda pela rodovia, esse valor se somaria a R$ 171,00, ficando R$ 325,80 para ir e voltar pela BR 386 passando nos dois possíveis pedágios.

Dentre as mais de 6 horas de audiência pública, muitos mostraram-se contrários ao pedágio, pedindo a duplicação com o dinheiro público, como foi feito de Canoas a Lajeado. Outros acreditam que sem pedágios não haverá duplicação.

No entanto, 100% das pessoas que usaram a palavra acreditam que o plano pode ser melhor planejado para a região de Soledade. 

Seriam R$ 7,9 bilhões em investimentos. Em Soledade, além de duplicação em toda extensão, haveriam três diamantes (interseções), duas passarelas, duas bases operacionais (com guinchos e ambulâncias) e um ponto de atendimento ao usuário (com banheiros e informações). 

Ainda haverão outras duas audiências públicas sobre o plano. Nos dias 22 e 23 de março, respectivamente em Montenegro e em São João do Sul (SC).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais