Artigo sobre a Rede Lilás de Marau será apresentado em congresso nacional
Baixar ÁudioSe preferir, ouça no player de áudio
A Rede Lilás de Marau está entre os temas do 30° Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito (CONPEDI), um dos mais relevantes do país. O artigo, que será apresentado nesta sexta-feira, 17/11, em Fortaleza/CE, foi escrito pelas mestrandas em direito Cristiane Rodrigues e Josiane Petry Faria, que também é Coordenadora do Programa de Extensão universitária PROJUR Mulher e Diversidade.
Em entrevista para a emissora as autoras falaram sobre o trabalho, que leva o nome de “Rede Lilás Marau: prioridade pública e conectividade social para sensibilização e construção da igualdade”. O foco do artigo está na divulgação das políticas públicas aplicadas para combate e prevenção a violência contra a mulher. Estão entre os destaques: Projeto Guarda-Chuva, que leva informações a população, alerta e orienta possíveis vítimas; Grupos Reflexivos de Gênero, focados no combate a reincidência, com trabalhos voltados a conscientização do agressor e o "Apitaço Violência Contra a Mulher, não silencie faça barulho", manifestação realizada anualmente.
Segundo Cristiane, o trabalho realizado em Marau está de acordo com a política nacional e abrange todas as diretrizes indicadas pela Lei Maria da Penha, envolvendo proteção, acolhimento, sociedade, escolas e empresas. Ainda, de acordo com Josiane, exemplos como esses são raros “estamos acostumadas a escrever sobre a ausência de políticas públicas, sobre o que falta. Neste trabalho tivemos a oportunidade de escrever sobre um município que proporciona essas políticas públicas e passa por um processo constante de atualização e revisão”, destacou ela.
A emissora conversou com as autoras, Cristiane Rodrigues e Josiane Petry Faria e com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Augusto Fassina. A entrevista completa está disponível no player de áudio da matéria.
Comentários