Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

5º Encontro de Kart AMK acontece em Marau neste final de semana

por João Pedro Varal Tartari

Evento reune amantes da modalidade no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon

Foto: Divulgação/AMK

Neste final de semana, acontece na pista do Estádio Carlos Renato Bebber do Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon em Marau o 5º Encontro de Kart AMK. O evento é organizado pela Associação Marauense de Kart (AMK) e tem programação ativa entre as 10h e as 17h de sábado, 19/11, e de domingo, 20/11. O acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível ou de ração para pet. 

O evento ocorre com um novo objetivo, passando de “disputa” a “encontro” de kart. É o que explica o integrante da AMK, Jones Garbin, relatando que, apesar da mudança, a quinta edição terá premiação. “A gente organizou para ter cinco categorias de karts diferentes, pelo pessoal que se inscreveu já, vai ter dois troféus para os dois melhores tempos de cada categoria.” 

Ele relata que as medições serão realizadas por meio da tradicional telemetria. “No final do evento, a gente vai ver os melhores tempos e vai premiar os melhores tempos”, afirma, complementando que a ideia “foi uma forma que a gente encontrou de valorizar o piloto que veio e, ao mesmo tempo, não gerar aquela pressão por se tratar de uma corrida”.  

Essa preocupação ocorre porque, mesmo com a mudança do evento para o Estádio Carlos Renato Bebber, não há a estrutura de proteção como em uma pista de kart. “Eu sempre digo, a gente foi muito corajoso nas outras edições, fazer em plena rua, daqui a pouco um piloto inexperiente perde o controle do kart, acaba atropelando pessoas”, afirma Jones. 

O evento deste final de semana não irá contar com karts indoor para locação.

E a pista de kart?

Todas as últimas postagens da AMK nas redes sociais têm terminado com o mesmo trecho: 

Seguimos nossa luta rumo a Pista Municipal de Kart de Marau.

Segundo Jones, a falta de um espaço específico para a modalidade no município faz com que a comunidade acabe se afastando do esporte. “O fato de não existir uma pista, por exemplo, em Marau acaba fazendo com que os grupos fossem para outras cidades”, comenta. 

O fator ainda estaria relacionado ao valor da manutenção do veículo. “Quando você compra um kart, você tem todo o custo envolvendo pneu, estrutura”, afirma o integrante da AMK, complementado que, como “nem todo mundo pode ter kart, então, se você tiver o kart indoor (que o kart indoor ele é para a locação), aí ele tem um custo muito baixinho”. 

E uma Pista Municipal de Kart de Marau seria o local ideal para isso. “Por exemplo, falando em Passo Fundo e Guaporé, você vai lá e não precisar ter exatamente nada. Você chega lá e você vai ter o macacão, você vai ter o capacete, você vai ter a sua luva, a única coisa que você vai precisar ter é o tênis, basicamente. Mas depois, o resto, o kart vai estar lá pronto. Quebrou o kart, vai ter outro lá reserva. Então o custo se torna bem irrisório para participar do kart em si."

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais