Brasileiros ouvem mais rádio pela manhã em busca de notícia
Pesquisa foi divulgada no site da Abert - Associação Brasileira de Radio e TV
Foto: www.abert.org.br
O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre.
A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho.
Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas.
Os dados indicam que, em geral, 30% dos brasileiros ouvem rádio todos os dias da semana, enquanto 44% nunca o fazem. O hábito de ouvir rádio é bastante semelhante em termos de horário ao longo de toda a semana. A principal diferença está na intensidade de uso: durante a semana, as pessoas ouvem mais rádio, em média, 3h42 por dia, e aos sábados e domingos, 2h33.
Comentários