Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes será realizado sexta-feira em Casca

por Ana Lúcia Jacomini

Ação é promovida em nível nacional por uma série de entidades, visando o combate a este tipo de crime

Evento será em frente a Prefeitura Municipal, a partir das 10h
Foto: Divulgação

O dia 18 de maio é lembrado como Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para engajar a sociedade na causa, neste dia - a próxima sexta-feira, o poder público de Casca irá realizar ações alusivas ao “Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes”, em frente à Prefeitura Municipal, às 10 horas da manhã. O ato é organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, e contará com a participação de autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), Conselho Tutelar, escolas e comunidade em geral.

O movimento que acontece na sexta-feira tem o objetivo de mobilizar um grande número de pessoas, que abracem a causa juntamente com o poder público. "Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes pois embora pareça uma realidade distante, existem casos de violência sexual infantil em Casca e em municípios da região” explica a psicóloga do CRAS de Casca, Octavia Cabral.

A data foi instituída pois neste dia, em 1973, no Espírito Santo, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Atualmente, o Disque 100 recebe diariamente milhares de denúncias sobre o abuso e exploração de menores. “

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais