AABB Comunidade abre matrículas e rematrículas nesta semana
Baixar ÁudioProjeto chega com novas oficinas, mas número reduzido de vagas
Nesta terça-feira, 15/03, iniciou o período de rematrículas para o Projeto AABB Comunidade de Marau. As inscrições de educandos que já participavam do programa em 2021, que têm prioridade nos registros, seguem ao longo desta quarta, 16/03, ocorrendo entre as 8h e as 18h30, sem fechar ao meio dia.
Já o período de matrículas ocorre na quinta-feira, 17/03, e na sexta, 18/03, seguindo os horários das rematrículas. Segundo a coordenadora do AABB Comunidade, Marília Romani Xavier as inscrições também podem ser realizadas no sábado, 19/03, das 8h às 12h. “Os pais que ainda não conseguiram, não tiveram tempo, não tiveram oportunidade, então, ainda têm o sábado até o meio-dia, mas é só para as matrículas, daí”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, o número de vagas para as oficinas será mais limitado neste ano, passando do total de 1000 inscritos de anos anteriores para o máximo de 800 alunos. “Nós estamos ainda com os cuidados da pandemia, porque, realmente, ela não acabou ainda, então nós não podemos superlotar os ônibus, não podemos superlotar as salas”, relata.
Para a inscrição, é necessário levar uma cópia da certidão de nascimento ou do Registro Geral (RG), além de uma foto 3x4 para a carteira do transporte escolar. Marília também comenta que as oficinas ocorrem sempre no turno inverso ao escolar e que é obrigatório participar do projeto três vezes por semana, seja no mesmo curso ou em cursos diferentes. “O pai que não colocar três vezes por semana, a gente não vai abrir, porque são critérios que nós precisamos fazer valer.” Além disso, para facilitar as inscrições, todas as oficinas e seus horários estarão expostas em um mural no momento da matrícula.
A coordenadora destaca que, também em decorrência das medidas de segurança com relação à pandemia, não ocorrerá um momento de reunião dos educandos de um turno ou outro e que cada aluno deve ir para o projeto apenas no seu período. As atividades iniciam na próxima terça, 22/03.
‘Sensibilizar, Educar, Inovar e Realizar’
Como uma forma de acompanhar as alterações na forma como o mundo funciona, o AABB Comunidade também passou por mudanças. A professora do projeto, Madeline Zancanaro, explica que a equipe “precisou estudar novamente os objetivos do programa, ver aonde a gente poderia evoluir quanto à questão educacional, à questão do trabalho, de complemento escolar e esportivo que são os segmentos que o programa AABB Comunidade atende”.
Madeline conta que essa releitura também funcionou para enquadrar o projeto no tema escolhido pela Secretaria de Educação para o ano: ‘Sensibilizar, Educar, Inovar e Realizar’. São de 30 oficinas, entre a qual se destacam novidades como orientação e arborismo, grafitti e estilismo. “Nós temos, assim, um ano bem cheio e com bastante trabalho para retornar à sociedade o que, de certa forma, ela contribui com a gente”, finaliza.
Para ouvir a entrevista com Madeline Zancanaro e Marília Romani Xavier, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.
Comentários