Promotor de Marau fala sobre o Dia do Ministério Público e avalia o ano de 2023
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio
Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada
Nesta quinta-feira, 14/12, é comemorado o Dia do Ministério Público. Para marcar a data, a Tua Rádio Alvorada esteve no gabinete do Promotor de Marau, Dr. Bruno Bonamente. A entrevista, na íntegra, está no player de áudio e na aba de podcast do site. Ele falou sobre as atribuições do órgão como um fiscalizador do ordenamento jurídico e garantidor da democracia na comunidade.
“O Ministério Público articula os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e preza pela harmonia entre eles”, explica. As demandas coletivas (proteção da infância, idosos, consumidores, meio ambiente, improbidade administrativa, etc) têm atuação forte do Ministério Público, destaca Bonamente. Na entrevista, o promotor relembra importantes momentos do trabalho realizado ao longo deste ano. Foram cinco júris populares, sete termos de ajustamento de conduta, centenas de audiências, mais de 10 mil peças processuais produzidas e mais de 30 mil tarefas concluídas, dando a média de 40 pareceres diários e de 100 tarefas realizadas por dia.
A Comarca de Marau possui duas promotorias e ambas estão sob responsabilidade do Dr. Bruno Bonamente. A promotora da Comarca de Casca presta auxílio a ele em algumas demandas e processos. A recente elevação de entrância da Comarca de Marau, de inicial para intermediária, lembra Bonamente, eleva também o MP a um novo patamar técnico e jurídico, abrindo a possibilidade também para uma terceira promotoria, com um titular e com equipe técnica para dar vazão às demandas existentes.
Comentários