Padre Ilírio Guadagnin será velado e sepultado em Ibiraiaras
Celebração de despedida será as 15h
Foto: Divulgação
Foram anunciados no final da tarde de ontem os horários de velório, celebrações e sepultamento do Pe Ilírio Guadagnin, que morreu em um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (13). De acordo com as informações divulgadas pelo Santuário Nossa Senhora Consoladora, onde o religioso exercia a função de vigário paroquial, e pela Diocese de Vacaria, o corpo chegou para os atos de despedida à 1h30min desta quarta-feira,14/08.
O velório acontece no Santuário até a manhã de hoje. Às 7h, está prevista a realização de uma missa e, em seguida, o corpo será transladado para a Paróquia São José, em Ibiraiaras, cidade onde moram os familiares do sacerdote. Os atos de despedida seguem até as 15h, quando ocorre a celebração de exéquias. O corpo será sepultado em seguida no Cemitério Municipal de Ibiraiaras.
O acidente
Padre Ilírio Guadagnin, de 72 anos, conduzia uma Fiat Strada pela ERS-126, no trecho que pertence à comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, em Ibiraiaras. Ele perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Nova Bassano, que atendeu à ocorrência, o sacerdote foi parcialmente ejetado e ficou preso embaixo do veículo.
Vigário do Santuário de Ibiaçá
Padre Ilírio Antônio Guadagnin exercia a função de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá. Ele foi designado para a função em maio de 2012 e permaneceu no posto até o início de 2020, quando foi transferido para a Catedral, em Vacaria. Em 2022, o religioso auxiliou nas atividades da Paróquia Cristo Rei, em São João da Urtiga, antes de ser novamente transferido para o Santuário de Ibiaçá.
Nas redes sociais, o Santuário de Ibiaçá e a Diocese de Vacaria publicaram notas de despedida ao sacerdote. Religiosos, grupos ligados à Igreja e amigos também lamentaram a morte. Padre Ilírio nasceu no dia 11 de janeiro de 1952, em Nova Prata. Ele foi ordenado sacerdote no dia 07 de janeiro de 1979. O município de Ibiaçá decretou luto oficial de três dias.
*Informações: Rádio Tapejara
Comentários