Marcha das Margaridas tem ponto alto nesta quarta-feira
Trinta e seis mulheres ligadas a Regional Sindical de Passo Fundo participam da mobilização
Milhares de mulheres que trabalham no campo ocuparam a região central de Brasília na manhã desta quarta-feira, 14/08. Elas realizaram a tradicional Marcha das Margaridas, movimento que chama a atenção para as políticas públicas voltadas ao setor rural. Segundo a organização do evento, 100 mil pessoas participaram do ato.
Deste total, 36 eram trabalhadoras rurais ligadas a Regional Sindical de Passo Fundo. Um dia antes, na terça-feira, 13/08, as mulheres participaram de uma série de debates com temáticas voltadas a saúde, previdência e violência contra a mulher. Os eixos discutidos giraram em torno do tema do eveto deste ano, que chega a sua sexta edição: "Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência".
A marcha recebe o nome de Margaridas em homenagem a líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves. Ela foi a primeira mulher presidente de Sindicato dos Trabalhadores Rurais e chegou a movimentar mais de 600 ações trabalhistas, em 12 anos de gestão. O trabalho da ativista foi interrompido em 1983, quando ela foi assassinada. Neste ano, o movimento chega a sua sexta edição. Trata-se da maior mobilização protagonizada por mulheres na América Latina. A organização é da Contag, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.
Comentários