Gabinete de Crise, em Passo Fundo, auxilia na busca de recursos para municípios do RS
Baixar ÁudioSe preferir, ouça no player de áudio
O Rio Grande do Sul possui, até o momento, cinco gabinetes de crise para atendimento aos municípios afetados pelas fortes chuvas e enchentes que atingem o Estado. Passo Fundo é um dos municípios que dispõe do serviço, através da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.
Sobre o assunto, conversamos com o Tenente André Teixeira, coordenador adjunto do órgão. Ele explica que a ideia inicial era disponibilizar as equipes da região para trabalho nas áreas mais afetadas, no entanto, com o bloqueio de rodovias e acessos foi necessário redirecionar os esforços. Desse modo, foi instalado o Gabinete de Crise e a Central de Doações no município de Passo Fundo. Os dois espaços, ressalta o Tenente, funcionam de forma separada e possuem objetivos diferentes.
O Gabinete de Crise presta apoio aos municípios em calamidade pública, na construção de processos que serão enviados a Brasília, para captação de recursos e solicitação de ajuda humanitária. Já a Central de Doações é responsável pelo recebimento e organização dos donativos vindos de municípios de toda a região e organização da logística para entrega aos municípios que necessitam de auxílio. A Central está localizada na ERS 324, Bairro Valinhos - na estrutura onde funcionava a empresa Manitowoc.
A entrevista completa com o Tenente André Teixeira está disponível no player de áudio da matéria.
Comentários