Paulo Sérgio DallAgnol é "O Curtidor do Ano 2015"
Marauense atua há 50 anos no setor coureiro
O marauense Paulo Sérgio DallAgnol é "O Curtidor do Ano 2015". Ele foi agraciado com o título concedido pela Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, na passagem do Dia Nacional do Curtidor, em 05 de maio. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro Tecnológico do Couro, em Estância Velha/RS.
A escolha, na verdade, é feita por diversas entidades ligadas ao setor coureiro. Paulo Sérgio DalAllagnol tem uma história de 50 anos na profissão de técnico químico em couro. Em entrevista para a Rádio Alvorada, nesta terça-feira, 13/05, ele explicou o contexto de sua formação profissional.
“Essa atividade começou há 50 anos, por uma necessidade de tecnologia. O Brasil estava começando nas exportações de couro e precisava um desenvolvimento tecnológico melhor. Na época, as indústrias de curtume - o Senai, resolveram investir em tecnologia e formar profissionais técnicos na área do couro. Eu fui um dos primeiros, sou da segunda turma da escola que hoje é o Centro Tecnológico do Couro."
Conforme DallAgnol, a atividade de um curtidor consiste na industrialização, desenvolvimento técnico, além do controle de qualidade do produto final, que é o couro – matéria prima para vários artigos específicos, como estofamentos, calçados, roupas. Ele atua na Fuga Couros, empresa referência em couro para vestuário.
Ouça a entrevista, na íntegra, no player de áudio.
Comentários