Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Nicolau Vergueiro realiza ações de combate ao mosquito da dengue

por Ana Lúcia Jacomini

Na sexta-feira, 12/02, foi necessária mais de meia carga de caminhão para comportar os materiais recolhidos

Foto: Divulgação/PM Nicolau Vergueiro

A população de Nicolau Vergueiro antecipou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, doenças que têm afligido a população. O Dia de Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes Aegypti terá neste sábado, 13/02, atividades de luta contra o mosquito em todo país, e em Nicolau Vergueiro a comunidade já deu início ao movimento na manhã da sexta-feira, 12/02.

Cerca de 20 munícipes integrantes de diversas secretarias do Executivo Municipal formaram um mutirão no Dia D Contra o Aedes Aegypti, a fim de expandir a campanha de conscientização para que a população se mantenha atenta quanto aos cuidados para evitar que o mosquito se prolifere.

Além dos trabalhos de orientação, uma equipe foi designada a recolher lixos descartados nas ruas do município e também em terrenos baldios e domicílios particulares, onde entulhos de materiais não recolhidos pela coleta do lixo estavam acumulados, como vasos sanitários, tonéis e vidros descartados erroneamente. Conforme o levantamento, foi necessária mais de meia carga de um caminhão para comportar os materiais recolhidos, que agora terão um destino adequado.

A equipe também foi dividida em duplas com o objetivo de ampliar o alcance da mobilização. Munidas de kits com sacos de lixo, folders explicativos, materiais educativos e panfletos elucidativos sobre as doenças, as duplas visitaram as residências nicolauenses, momento em que explicaram aos munícipes os cuidados necessários para manter o aedes aegypti longe de Nicolau Vergueiro. Também foram distribuídas gratuitamente aproximadamente 100 amostras de repelente, que também auxiliam a afastar o mosquito.

Durante as visitas, as propriedades foram vistoriadas pelas equipes com a autorização dos moradores. Quando um possível criadouro do mosquito era avistado, o proprietário da área recebia orientações a respeito dos procedimentos adequados, como o descarte da água acumulada, a limpeza do recipiente e a cobertura ou possível colocação de areia, quando era o caso. O Cemitério Católico, localizado no centro do município, também foi inspecionado.

Até o momento, Nicolau Vergueiro é um dos poucos da região ainda não positivados para o aedes aegypti, resultado das intensas atividades de conscientização promovidas junto à comunidade e também da sensibilização dos munícipes em relação a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais