Criação do Fórum de Turismo busca o desenvolvimento do setor na região
São 19 municípios envolvidos na ação que busca criar a Região das Cascatas
Prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Região do Planalto Médio - Ciplam, oficializaram a criação do Fórum Regional de Turismo, com a participação de 19 municípios. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do setor turístico na região. O prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini, assume a presidência do órgão, que, na prática, visa criar uma nova região turística no Rio Grande do Sul, denominada "Região das Cascatas".
Durante o evento, foi apresentado um resumo dos inventários turísticos realizados, que identificaram o turismo de natureza como uma das principais potencialidades da região, com a existência de mais de 40 cascatas. Além disso, outros segmentos como turismo religioso e gastronômico também foram destacados como atrativos relevantes.
A sede do Fórum Regional de Turismo será em Vila Maria, e, segundo Romanini, este evento representa o primeiro passo para solicitar oficialmente à Secretaria de Turismo do Estado a criação da nova região turística. Além disso, as rotas já existentes, como a Rota das Salamarias e Rota Caminho das Águas e Sabores, serão mantidas e fomentadas.
O evento de formalização do Fórum Regional de Turismo contou com a presença da equipe da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, incluindo o secretário Vilson Covatti, bem como do prefeito de Marau e presidente do Ciplam, Iura Kurtz.
Comentários