Estudo avalia a viabilidade da implantação de concessão com pedágio na ERS 324
Tese foi defendida pelo engenheiro civil Raphael Marosin Lótici
Tese defendida em 2010 e publicada recentemente aborda a viabilidade técnica e econômica da implantação de concessão com pedágio na ERS 324, no trecho compreendido entre os municípios de Casca e Passo Fundo. O estudo é de autoria do engenheiro civil Raphael Marosin Lótici.
Raphael é marauense, mas há 8 anos reside em Joinville – SC, onde atua no setor m concessões do Governo Federal.
Para desenvolver o estudo foi realizado um levantamento da situação da rodovia, através de observações no trecho analisado, para que fosse possível verificar a real necessidade de melhorias. Também foram analisados documentos fornecidos pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER/RS) e pela empresa responsável pelo Contrato de restauração e manutenção (CREMA), para que fosse possível realizar o levantamento financeiro dos investimentos necessários para melhoria das condições da via.
Pelo estudo concluiu-se que a implantação de uma concessão de pedágio na ERS 324 é viável, tanto tecnicamente quanto economicamente.
Conforme anunciado em outubro de 2015, a rodovia será a primeira contemplada pelo plano de concessão do governo Sartori, ou seja, os cerca de 100 km da ERS-324 deve ser repassada à iniciativa privada para gestão de trechos rodoviários com cobrança de pedágio.
Confira no player de áudio, a íntegra da entrevista concedida pelo engenheiro à Rádio Alvorada
Comentários