Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Arquiteto da UPF vence concurso internacional na Itália

por Rudimar Galvan

Luiz Eduardo Lupatini, que é egresso da Instituição, desenvolveu projeto para reabilitação de campo de extração de mármore na região da Toscana da Itália

Uma das fotos vencedoras.
Foto: Divulgação

Uma paisagem perdida em meio a uma área de exploração de mármore, formando uma composição arquitetônica minimalista que revela mais do que uma obra transformista, compõe uma verdadeira manifestação artística. Em uma visão simplista, é assim que se define, ao primeiro olhar, o projeto Lost Landscape, do arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Lupatini, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de
Passo Fundo (UPF). A criação de Lupatini foi vencedora do Concurso Carrara Thermal Baths, promovido pela Rethinking Architecture Competitions.

O concurso teve como desafio propor a reabilitação de uma área degradada pela ação do homem por intermédio de uma intervenção arquitetônica, com a implantação de uma terma em uma área de exploração de mármore na localidade de Carrara, na região da Toscana, Itália. De acordo com Lupatini, o desenvolvimento do projeto se deu ao longo dos últimos três meses, em um processo que envolveu uma profunda pesquisa sobre o tema e o local, e o posterior desenvolvimento da proposta a ser apresentada.

O arquiteto, que além de egresso também atua no Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, destaca que tem participado de concursos de projeto desde a graduação. “Além de reconhecimento profissional a nível internacional, concursos de projeto possibilitam explorar ao limite os aspectos conceituais na arquitetura, e são onde o papel e os desafios da arquitetura contemporânea entram em debate”, declara ele, que em sua ainda recente carreira, já foi finalista de outros concursos e, inclusive, recebeu menções honrosas em concursos na França, Itália e Portugal.

O conceito do projeto Lost Landscape é, em sua essência, uma reflexão crítica sobre o modo de vida da sociedade contemporânea, com suas infinitas demandas e seu consumismo exacerbado. “Propus uma intervenção minimalista, moldando os espaços basicamente com a utilização da matéria prima local, e colocando em evidência o contraste entre a escala humana e a monumentalidade do sítio”, destaca o arquiteto.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais