Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Educação Fiscal em sala de aula

por Camila Agostini

Projeto é desenvolvido no município de Vila Maria

A vida em sociedade implica necessidades que não são apenas de uma pessoa ou de um grupo, mas da sociedade como um todo. Isso exige conhecimentos sobre justiça, segurança, saúde, educação, saneamento básico, entre outras áreas e serviços utilizados diariamente. Para estimular a participação de todas as pessoas neste processo, temas como orçamento público, ingresso de receitas, despesa pública e fiscalização do Estado farão parte da rotina em sala de aula dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio de Vila Maria e Escola Municipal de Ensino Fundamental Carmela Dutra de Vila Maria, mostrando aos estudantes e à sociedade que cidadania se aprende diariamente.

O projeto foi apresentado em reunião realizada na EMEF Carmela Dutra, para a Diretora da EMEF Carmela Dutra, Anardete Lorini, Diretora da EEVIMA, Nelci Sciota e a Coordenadora Pedagógica da EEVIMA, Leane Frank.

Segundo o coordenador do projeto de Educação Fiscal, diretor-administrativo e professor do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG), Leandro Paludo, a ação integra o Programa de Integração Tributária (PIT), um convênio entre o Estado e o Município que visa, através de ações conjuntas, melhorar a arrecadação de ambos e levar para dentro das salas de aula temas de extrema importância para o futuro das crianças e do país. O Programa de Educação Fiscal será desenvolvido inicialmente com os estudantes do ensino fundamental, 2º ao 5º ano. A temática será trabalhada pelos professores da rede municipal e estadual em diversas disciplinas escolares, durante os próximos meses.

“A educação fiscal e ações relacionadas ao Programa Nota Fiscal Gaúcha, que está sendo implantado no município, resultam em muitos pontos no PIT. Ao inserirmos estes itens no projeto da gestão municipal e no projeto pedagógico das escolas, estamos investindo em educação, proporcionando um incremento natural da arrecadação e contribuindo para a conscientização social da comunidade. Além disso, o município ainda receberá um valor extra que retornará em melhorias para a comunidade”, explica Paludo. Além de Vila Maria, o CESURG está desenvolvendo este projeto de apoio a implantação e ampliação do PIT em mais de 10 municípios da região.

Fonte: Comunicação CESURG

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais