Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Seminário Regional de Enfrentamento às Adversidades Climáticas mobiliza entidades e municípios da região

por Ana Lúcia Jacomini

Mais de 250 pessoas participaram do seminário técnico, que encerrou com a proposição de um Comitê Regional

Unindo a extensão, ciência, ensino e tecnologia, o Seminário Regional de Enfrentamento às Adversidades Climáticas, realizado nesta semana, em Cerro Grande, foi promovido pela Emater e Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), com apoio da Embrapa Trigo, Defesa Civil e Prefeitura de Cerro Grande, para debater ações e estratégias, efetivas e permanentes, que contribuam no enfrentamento às adversidades climáticas, cenário que vem acometendo a região e o Estado nos últimos anos.

Mais de 250 pessoas participaram do seminário técnico, que encerrou com a proposição de um Comitê Regional, formado pelas principais entidades da região, que desenvolverá ações conjuntas em prol desse propósito. “Nos últimos anos passamos por situações complexas e adversas, como estiagens, ciclones, enchentes, vendavais e chuva de granizo. Um cenário que demonstra o aumento dos riscos à produção agropecuária, no que tange às condições climáticas”, explicou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, durante a apresentação do diagnóstico dos desafios trabalhados nos municípios.

A atuação da Defesa Civil na região foi um dos paineis apresentados no seminário. O tenente-coronel Alexandre Moreira Pereira, coordenador da Defesa Civil Regional de Frederico Westphalen, falou sobre o trabalho e as ações que vêm sendo realizadas recentemente. “Hoje, na nossa regional, que abrange 65 municípios, nós temos 60 processos de situação de emergência, o que demonstra o tamanho do desastre na nossa região das chuvas produzidas nesses últimos meses”, declarou o Pereira.

Políticas públicas estruturantes para enfrentar às adversidades climáticas foi o tema trabalhado pelo chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé. “Hoje, em parceria com a Emater, nós abordamos uma temática estruturante do nosso sistema de produção, para que possamos reverter esse cenário, seguindo as premissas de rentabilidade, com todos os ganhos sociais, de qualidade de vida para o produtor rural e também de proteção ao meio ambiente”, afirmou o chefe adjunto de transferência e tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

Contribuindo com seminário técnico, o chefe geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, apresentou o último painel, com foco na ciência e tecnologia no enfrentamento às adversidades climáticas. Participaram do seminário, o prefeito de Cerro Grande, Álvaro Decarli, os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz e Cleomar de Bona, o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, no ato representando a Associação dos Municípios da Zona da Produção, além de prefeitos, secretários municipais, cooperativas de crédito e produção, universidades, entre outras entidades ligadas ao setor agropecuário da região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais