Temperaturas negativas predominam na região até a próxima segunda-feira, 13/06
Inverno de 2016 será de mínimas e máximas abaixo da média e chuvas escassas
O frio intenso registrado nos últimos dias no Rio Grande do Sul anuncia a chegada do Inverno de 2016 que inicia oficialmente, às 19h34 do dia 20/06. Na região Norte, a primeira geada do ano – a única de intensidade forte dos últimos dois anos – obrigou as pessoas a reforçar o agasalho. O observador meteorológico da Embrapa de Passo Fundo, Ivegdonei Sampaio, lembra que em junho de 2014 e 2015 não foram registradas temperaturas negativas e a geada, bem como o ar frio de origem polar devem permanecer na região pelo menos até a próxima segunda-feira, 13/06. “Nos próximos dias, as temperaturas próximas a zero graus serão predominantes na região e no caso da ausência de nuvens e vento na madrugada, com temperaturas abaixo de 5 graus, pode-se registrar geada, como ocorreu nesta quinta-feira”, destaca Sampaio.
Para o Inverno prestes a chegar, o prognóstico é de mínimas e máximas abaixo da média e chuvas escassas. Segundo Sampaio, a partir da Primavera, o fenômeno La niña que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico e gera mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura, começaria atuar no RS.
No player de áudio, confira a entrevista com o observador meteorológico que explica também como é possível registrar a sensação térmica associada à velocidade do vento.
Comentários