Chuva não dá trégua e causa estragos na região Norte do estado
Aulas foram canceladas em vários municípios, inclusive nas escolas da zona rural de Marau
A chuva não para e segue gerando prejuízos na região Norte do estado. Na quarta-feira, alagamentos bloquearam parcialmente a estrada que liga Passo Fundo a Marau. Na ERS 324, alguns veículos foram retirados com auxílio de guincho. Na localidade de São Luiz da Mortandade, a água chegou a 40cm de altura na pista.
Em Nicolau Vergueiro, prefeito Evandro Carlos Diehl, relata que a sequência de dias chuvosos resulta em atoleiros nas estradas do meio rural. Segundo o prefeito, os prejuízos são expressivos e até quarta-feira, 07/06, estimava-se gastos de até R$ 200 mil para recuperação das vias. Após a chuva e fortes rajadas de vento registradas na madrugada desta quinta-feira, um novo levantamento deve ser realizado. O prefeito segue acompanhando moradores que tiveram residências destelhadas pelo temporal.
Os estragos também foram grandes em Nova Alvorada que já acionou a defesa civil e deve decretar situação de emergência nas próximas horas. Na área urbana, a água invadiu residências e estabelecimentos comercias, danificando produtos de lojas e mercados. A força da água atingiu veículos que foram arrastados pela chuva. O serviço de transporte escolar foi cancelado e portanto, não haverá aula nesta quinta-feira, 08/06. Equipes técnicas seguem em roteiro pela zona rural, onde um levantamento deve quantificar os prejuízos. Prefeito Luciano Maronesi acompanha os trabalhos e se reúne com a equipe técnica, à tarde, para formalizar decreto de emergência.
Em Gentil, a Secretaria de Obras realiza mutirão de trabalho em pontos críticos que exigem a retirada de animais das propriedades rurais. Muitos atoleiros se formaram nas estradas do interior do município que suspendeu o serviço de transporte escolar por pelo menos dois dias. Segundo o vice-prefeito, Adelar José Silvestre, o Poder Público Municipal decretou situação de emergência ainda no dia 31/05 e dá continuidade ao levantamento dos prejuízos.
Em Camargo, as aulas também foram canceladas nas escolas da rede pública estadual e municipal. Na ERS 132, a água cobre a ponte sobre o rio Guaporé.
A queda de três postes em deixou parte dos municípios de Marau, Vila Maria e Camargo sem fornecimento de energia elétrica. Nas escolas da zona rural de Marau as aulas devem ser retomadas apenas na segunda-feira, 12/06. A ponte da Comunidade de São Francisco está submersa. Em São Caetano e Veado Pardo, a água impede a trafegabilidade de veículos. O secretário Ademir Durante fez um apelo para que a população mantenha a calma já que toda a equipe das pastas de Agricultura e Obras estão empenhadas para dar o suporte a todas as demandas, cuja solução é dificultada pela chuva que não deu trégua.
Comentários